Olá queridos amigos e amigas E Se fossemos...

A 2º parte da grande aventura aqui está, espero que gostem.

Ilha do Pessegueiro
Percorrendo de sul para norte a Costa Alentejana, deparamos-nos com uma ilha que um cantor popular, um dia almejou cantar, a essa ilha chamam de Ilha do Pessegueiro. Na estrada que dá acesso à praia junto a Ilha do Pessegueiro é possível vislumbrar uma das paisagens mais bonitas da costa alentejana, os campos secos típicos do Alentejo e a ilha ao fundo plantada.
Quando chegamos a zona da praia chamada “Praia da Ilha” é possível observar o Forte ali plantado ao sol, Forte esse que era usado para defender a Costa Lusitana de perversos e ferozes inimigos. Atualmente a praia é um local agradável onde reina a calma e impera o descanso. Da praia é possível observar as pessoas a percorrer a Ilha do Pessegueiro em busca de vestígios de alguma atividade humana.
A lenda de Nossa Senhora da Queimada ai existente refere-se a um milagre que ocorreu em meados do século XVIII. Os piratas que chegaram à ilha do norte de África, foram enfrentados por um ermita que aí mantinha uma ermida sob a invocação de Nossa Senhora. Assassinado o religioso e saqueada a capela, a imagem da santa foi atirada às chamas.
Após a retirada dos agressores, chegaram os habitantes de Porto Covo, que constataram os danos e fizeram uma sepultura cristã ao eremita. Sem conseguir localizar a imagem, procuraram por toda a ilha, terminando por localizá-la miraculosamente intacta no meio dos restos de uma moita queimada. Essa imagem foi recolhida em uma nova ermida, erguida para abrigá-la, no continente, a cerca de 1 km de distância, a Capela de Nossa Senhora da Queimada, local que passou a ser venerado pela população.

Sugestão: Para quem quiser visitar a Ilha do Pessegueiro existem excursões que podem ser adquiridas na Vila de Porto Covo por 10€.

Praia da Ilha

Porto Covo 
A vila de Porto Covo é repleta de praias bonitas e de perder a vista, uma vila com cores típicas, boa gastronomia e um por-do-sol magnífico. As praias nesta zona costeira são mais rochosas e com mar mais revolto, mas imensamente relaxantes e perfeitas para uma bela caminhada. Destacamos das demais, a Praia Grande, a Praia da Cerca, a Praia dos Buizinhos e a Praia da Samouqueira. Junto a praia da Samouqueira pode encontrar uma herdade de avestruzes e burros, com sorte poderá fazer-lhes uma festinha.

Sunset Porto Covo                              
Sugestão: Quando a maré estiver vaza é possível partir a descoberta e fazer uma caminhada entre a Praia Grande, a Praia da Cerca e a Praia do Salto, cada uma mais bonita que outra.

As ruas da Vila de Porto Covo são cheias de vida e com as características tão alentejanas como a calma e a simplicidade. As casas apresentam a tonalidade do branco, mas as suas portas e janelas exibem as mais variadas cores, dando-lhes uma beleza única. Existe na vila uma aldeia dedicada ao comércio típico, e aos restaurantes que servem ai as mais variadas iguarias, desde a sapateira, aos peixes mais requintados, sendo este um dos sítios mais agradáveis para ver o por do sol e saborear uma refeição a preços acessíveis.
Porto Covo
                                            

Sugestão: Pode provar um gelado feito por si, no centro da vila. Vai gostar é uma garantia.

Sines 
Sines, cidade construída junto ao mar, com ruas estreitas e um imponente forte medieval. Terra natal de Vasco da Gama, que partiu daqui para descobrir a Índia. Ainda hoje, junto ao Forte, a sua estátua vigia dia e noite o mar que o viu partir um dia e conquistar terras distantes.
A cidade tem no mar um encanto especial, as dezenas de barcos que ali atracam para descarregar contentores e crude de partes longínquas, juntam-se aos barcos piscatórios e tão característicos daquela zona. As gaivotas esvoaçam furiosas com a expectativa de uma refeição grátis quando veem os barcos regressar do mar.

Sugestão: Uma caminhada junto a lota e  ao longo da praia Vasco da Gama é um passeio muito agradável.


"Pior bolo do mundo"


No topo da colina da cidade é possível observar a estátua de Vasco da gama e entrar no interior do Forte (a entrada é gratuita). Para os mais gulosos, façam uma visita à pastelaria “Vela d'ouro” que fica na parte de trás do Forte de Sines, e deliciem-se com uma fatia do famoso bolo de chocolate intitulado “ O pior bolo de chocolate do Mundo”, vale a pena.
Sines é também conhecido por ter uma das praias com as águas mais quentes da Costa Alentejana, a “Praia de São Torpes”.

Vista do Forte de Sines                          


São Torpes é uma praia peculiar, de areias douradas e mar calmo, faz-nos lembrar as praias Algarvias. No entanto, São Torpes surpreende-nos com a sua paisagem industrial e pelas suas águas quentes. A Central Hidroeléctrica é uma estrutura imponente que é visível da orla costeira, e é ai que reside o segredo das águas de São Torpes, pois é através da água que é usada para arrefecer os motores da central eléctrica, que se obtém a tão agradável temperatura do mar ali encontrado.  Vale a pena uma espreitadela.

E assim acaba a nossa pequena incursão pela costa alentejana, com o sentimento que gostaríamos de passar mais dias....

Mais aventuras nos esperam. E Se Fossemos..

Comentários

Mensagens populares