Costa Alentejana

A Costa Alentejana situa-se entre a Lagoa de Melides e a Zambujeira do Mar.

Visitar a Costa Alentejana é um encontro e uma descoberta, existem praias sem fim, trilhos para serem percorridos, aldeias típicas e pitorescas, gastronomia imperdível e a simpatia dos seus habitantes.

A pequena aventura durou 6 dias por estas paragens, muito pouco para quem quer desvendar todos os mistérios desta costa. Para descobrir todas as maravilhas destas terras lusitanas, seria necessário no mínimo 2 a 3 semanas.No entanto, foram dias que permitiram viver e descobrir o que o nosso Portugal tem de melhor, praias, aldeias pitorescas, a sua gastronomia e as suas gentes.

Esta cruzada foi divida em 2 partes, tamanho foram os tesouros encontrados e que devem ser vividos por todos.

Costa Alentejana Parte 1

Zambujeira do Mar
A Zambujeira do Mar é conhecida pelo Meo Sudoeste, mas deveria ser conhecida pelas suas praias lindíssimas, águas reluzentes e a pacatez da sua aldeia.

Durante o dia, esta pequena aldeia é povoada pelos banhistas que em agosto se deslocam as praias e os residentes alentejanos que se sentam a sombra passando o seu tempo alegremente entre convívios e jogos de cartas. À noite, a agitação reduz, mas os restaurantes e cafés enchem-se de turistas na expectativa de provar os sabores tradicionais alentejanos. Aqui o peixe é Rei. Sugestão: Deslocar-se ao posto de turismo da aldeia e terá acesso a todos os guias turísticos da região de Odemira.

Na Zambujeira do Mar de todas as praias existentes destacamos a praia dos Alteirinhos e a praia da Amália. A primeira é caracterizada pelas suas falésias e rochas trabalhadas ao longo dos séculos pelo oceano, que originaram pequenas lagoas cristalinas, e pelo ser ambiente calmo, água fresca mas agradável e a areia fina e clara. A segunda tem um percurso sinuoso entre canaviais, floresta e rochedo, mas após uma caminhada de 7 minutos podemos admirar toda a sua beleza. Define-se pelas palavras relaxante e paradisíaca.


Sunset Zambujeira do Mar

Praia da Zambujeira do Mar

Piscinas Naturais
Praia dos Alteirinhos

Perto da Zambujeira do Mar existe uma aldeia intitulada Azenha do Mar, que se destaca pelo restaurante lá existente chamado Azenha. Os turistas rumam a este local para comer o melhor e mais barato marisco da Costa Alentejana. Na zona envolvente poderá apreciar o porto da Azenha e as milhares de estufas de plantação de mirtilo, framboesa e morango. É recorrente encontrar os trabalhadores das estufas que derivam de imensas nacionalidades. Sugestão: Pedir o marisco ao balcão e degusta-lo na esplanada a ver o Por-do-Sol.

Petiscos Tradicionais
Vila Nova de Mil Fontes

No deslocação entre a Zambujeira do Mar e Vila Nova de Mil Fontes não deixe de fazer uma visita ao Cabo Sardão, a paisagem é estonteante e é lá onde se pode observar um dos únicos sítios onde as cegonhas fazem os seus ninhos nas arribas.

Cabo Sardão

Para os amantes de praia, façam uma visita a praia de Almograve e a praia da Nossa senhora que de certo saíram de lá encantados.

Praia de Almograve

Vila Nova de Mil Fontes é uma das "aldeias" da Costa Alentejana mais massificada pelo turismo, no entanto, a vila é muito bonita e calma. Devido a esta vila ser rodeada pelo mar e rio, pode optar por usufruir  das duas realidades. A zona ribeirinha é extensa e as águas agradáveis.

Vila Nova de Mil Fontes Praia de Rio e Mar

À noite, a agitação continua e é visível grandes aglomerados de pessoas nas ruas simpáticas e animadas. As típicas casas, janelas e portas dão um encanto especial a esta vila.

No que concerne a gastronomia, não deixe de visitar à Padaria Pão Café e Companhia, que servem uma das melhores tostas de pão alentejano. Tem um ambiente bem acolhedor e todo o espaço é bem decorado. 

Pão Café e Companhia

A segunda parte desta aventura será publicada em breve.

O nosso país é lindo e esta à espera de ser explorado por todos nós.

E Se Fossemos....

Comentários

Mensagens populares